sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Guimarães !!... Capital Europeia da Cultura !

  Depois de Lisboa em 1994


do Porto em 2001,

eis que pela terceira vez, Portugal é distinguido com a atribuição de uma cidade Capital Cultural da Europa. Coube desta vez a honra a Guimarães, cidade que nos habituámos a considerar com sendo o berço da nacionalidade.


 






 Guimarães, reparte este ano tal honra com a cidade eslovena de Maribor, tal como em 2001, o Porto a partilhou com a também segunda cidade da Holanda, Roterdão.


 


Vejam a lista de todas as Capitais Europeias da Cultura:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Capital_Europeia_da_Cultura

http://www.eurocid.pt/pls/wsd/wsdwcot0.detalhe?p_cot_id=3798

  E é claro, a eterna rivalidade Guimarães / Braga, não poderia ficar sem resposta, pois se Guimarães é a Cidade Berço, poucas coisas em Portugal serão " mais velhas do que a Sé de Braga!",


de modo que se Guimarães representa a política, o pragmatismo e a riqueza fruto da industria,  no vale mesmo ao lado, temos a religião, os valores espirituais e a superioridade moral e ética bem como a aristocracia, de tal forma que, chegados aos dias de hoje  a rivalidade continua bem viva. É assim que Braga será  em 2012 a Capital Europeia da Juventude.





 Bem poucas cidades neste nosso espaço comum europeu, se podem "orgulhar" de apresentar uma tal proximidade e uma tamanha rivalidade, que chega ao ponto de as meras setas indicativas de direção, serem em ambas as cidades, bem escassas a indicar a direção da outra...


 Reparem como até na data de abertura, Braga teve de se adiantar, uma vez que Guimarães só hoje promove a abertura oficial.

 Depois de em 2009 a primeira Capital Europeia da Juventude ter sido Roterdão na Holanda (é caso para dizer que Roterdão está em todas!), 2010 Turim em Itália, 2011 Antuérpia na Bélgica (Flandres), eis que a "nossa" Braga recebe tal distinção, face à elevada percentagem de população jovem que apresenta.



http://en.wikipedia.org/wiki/European_Youth_Capital

2 comentários:

  1. Somos do Clube Europeu da Escola Aires Barbosa de Aveiro, e estamos a iniciar este ano uma série de contatos com outras escolas/Clubes Europeus para podermos dar início a um possível intercâmbio. Pretendemos também fazer trocas de experiencias das atividades que viermos a realizar.
    O nosso blog esta disponível neste endereço:
    http://clubeeuropeuabesgueira.blogspot.com/
    E o nosso e-mail é:
    clubeeuropeuairesbarbosa@gmail.com
    Ficamos a espera do vosso contato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá colegas.
      Enviámos um mail para o endereço indicado.
      Esperamos que o tenham recebido.

      Eliminar