sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

EDP - Três Gargantas ! Barragens II - as mais potentes !

  Os ciclos da História chegam por vezes a ser irónicos.
  A chegada dos portugueses à China ocorreu em 1513, por Jorge Álvares. Posteriormente viemos a estabelecer-nos em Macau.


 Fomos os primeiros europeus a chegar. Fomos também os últimos a partir.
 Fomos com intuitos comerciais. Pelo comércio fomos ficando. "Negócios da China" e "árvore das patacas" são expressões que ficaram.
 Conheçam a verdadeira árvore das patacas:


 Devolvemos Macau à China em 20 de Dezembro de 1999.


  Doze anos após a nossa partida e quase 500 após a nossa chegada, eis que o ciclo se inverte e que são os chineses que chegam.
  Portugal é o Rio das Pérolas dos Chineses na Europa.
  Também eles vieram pelo comércio. Pelo comércio por certo que também irão ficar.
  Tornam-se os maiores acionistas de uma das nossas maiores empresas - a EDP.


E tem sempre pessoas com fino sentido de humor:

 
 A EDP fica assim ligada aos proprietários da maior instalação do mundo de produção de energia - a Barragem das Três Gargantas.



Olhem só o tamanho das turbinas:




E esta monstruosidade :



E esta ainda:



 A Barragem foi construída no rio Yangtse, que com os seus 6300 Km é simplesmente o mais comprido de toda a Ásia  e o terceiro mundial logo após o Nilo e o Amazonas, e que de uma forma natural divide o norte do sul da China.



  A barragem das Três Gargantas é efetivamente a maior central de produção de energia  em termos absolutos à face da Terra, isto é, considerando todos os tipos de centrais energéticas, tendo uma capacidade instalada de 22500 MW, ou seja 22,5 TW (terawatts).
  Em bom rigor, não se deveria dizer "central de produção de energia", mas antes, central de transformação de energia, uma vez que a energia não se cria nem se destrói, apenas se transforma de uns modos noutros.  A energia já lá está, está é numa forma que tem pouca utilidade para o homem. No caso das centrais hidroelétricas, a energia está armazenada na água na forma potencial gravitica. O papel das centrais é transformá-la na forma elétrica, que é a forma mais nobre que a energia pode assumir, uma vez que é de fácil transporte mesmo a longas distâncias, e de fácil transformação em energia útil nos mais variados aparelhos eletricos modernos, sempre com elevados rendimentos. A grande pecha da energia elétrica é a sua extrema dificuldade de armazenagem. Pilhas e baterias são apenas pequenas e pobres  formas de armazenamento da energia sob a forma elétrica.
  Embora seja a mais potente central energética do mundo, a Barragem das Três Gargantas não é a que produz mais energia elétrica. E isto porquê ? Porque embora seja a que tem a maior capacidade de produção instalada, nem sempre consegue estar a produzir no máximo, uma vez que nem sempre tem disponíveis  os fluxos de água  necessários a tal.
  Deste modo, a segunda central energética mais potente do mundo - a Barragem de Itaipu, partilhada entre o Brasil e o Paraguai, com uma potência instalada de 14000 MW (14 TW), acaba beneficiando de um fluxo anual mais constante de água, pelo que em termos anuais, é quem produz a maior quantidade de energia elétrica no mundo: 94,7 TWh, contra "apenas"  80,8 TWh da barragem das Três Gargantas, isto em termos anuais. É caso para dizer que em Itaipu é sempre a bombar !


A Barragem de Itaipu foi construída no rio Paraná, que com os seus 4880 kms é o 8º rio mais comprido do mundo e o terceiro de todo o continente americano, logo a seguir aos supergigantes Amazonas e Mississippi.
 









  Próximo do local da barragem de Itaipu, ficam as bem conhecidas Cataratas da Foz do Iguaçu, que são Património Mundial UNESCO.






O rio Iguaçu desagua justamente no Paraná, a juzante da Barragem de Itaipu, constituindo-se como fronteira natural entre o Brasil, o Paraguai e a Argentina.



Visite o site oficial da barragem de Itaipu, que vale bem a pena.

http://www.itaipu.gov.br/energia-capa

e saiba mesmo tudo sobre Itaipu. Veja:

 

Sem comentários:

Enviar um comentário