segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Barragens III - as outras muito potentes ...

  Depois das duas supergigantes centrais de produção de energia elétrica , a Barragem das Três Gargantas na China e a Barragem de Itaipu no Brasil e no Paraguai, com potências instaladas de 20,3 TW e 14 TW, a terceira maior central de produção de energia mundial ainda é uma hidroeletrica. Fica na Venezuela - é a Barragem Guri, com uma potência de 10,2 TW e uma produção anual de 53,4 TWh é responsável por 70 % de toda a energia elétrica produzida na Venezuela.


 Com a seca de El Nino em 2010, e com a sua quase total dependência desta enorme barragem, a Venezuela passou por uma grande crise energétca, o que não deixa de ser irónico, uma vez que é um dos principais países exportadores de petróleo.


  E só em 4º lugar, surge uma central não hidroelétrica em termos das maiores produções de energia elétrica. É uma central nuclear, fica no Japão. É a central nuclear de Kashiwazaki-Kariwa e tem uma potência instalada de 8,2 TW, dos quais pouco mais de metade estão operacionais, devido aos sucessivos terramotos que têm abalado o Japão, antes mesmo do grande terramoto seguido de maremoto de 11 de Março ultimo.


Espreitem um pouco:


 Mas vejam bem como parte significativo do desenvolvimento do Japão tem sido conseguido através do recurso à energia nuclear. Olhem só a localização das suas centrais:




A gigantesca central nuclear de Kashiwazaki-Kariwa fica precisamente no lado oposto da ilha à da malograda central de Fukoshima.
  . 

Sem comentários:

Enviar um comentário