domingo, 8 de julho de 2012

Ruta Ibérica Caja Duero


Completam-se agora quatro anos que a Escola Secundária de S. Lourenço participou na segunda edição da Ruta Ibérica Caja Duero.


 Espanha apresenta uma grande tradição na implementação de projetos de natureza cultural, histórica, de divulgação científica e de convívio,  envolvendo a participação de jovens, sobretudo do ensino secundário.

 

 As instituições bancárias por força dos meios que têm disponíveis para o efeito, têm-se constituído como os grandes patrocinadores de tais iniciativas, obtendo o retorno em termos de exposição mediática, visibilidade, publicidade, imagem junto dos jovens e mecenato cultural.


O mais famoso de todos os projetos desta natureza é sem dúvida alguma a Ruta Quetzal BBVA.


 Com início em 1979 em resposta a um repto lançado por  S. M. o Rei de Espanha, a Ruta Quetzal BBVA teve a sua segunda edição em 1985  tendo-se realizado ininterruptamente desde 1988, sendo que a partir de 1990, recebeu por parte da UNESCO a declaração de programa cultural de Interesse Universal.


 A Ruta Quetzal BBVA em Lisboa em 2010:


 Saiba tudo sobre a Ruta Quetzal BBVA e acompanhe a expedição deste ano que está neste preciso momento a decorrer em terras da Colômbia:


 Por sua vez, a Ruta Ibérica Caja Duero teve a sua primeira edição em 2007, sendo que na sua segunda edição contou com a presença da Escola Secundária de S. Lourenço em Portalegre. Nessa edição de 2008, a Ruta Ibérica teve como temática " Os Rios Ibéricos - a aventura peninsular da água", a propósito da realização da Exposição Internacional de Saragoça.


  Espreitem então um pouco da edição de 2008 da Ruta Ibérica:


 bem como as declarações da representante da Escola Secundária de S. Lourenço em Portalegre para além de um elemento muito especial. Vejam só:


 Para além da componente cultural, da aventura, da descoberta e do empenho, estabelecem-se laços intensos entre os participantes que marcam e acabam perdurando.

 

A Ruta Iberica Caja Duero teve a sua terceira edição em 2009, ano em que para além de Espanha e Portugal teve a oportunidade de visitar também o Reino de Marrocos.


 Entretanto a nova situação económica internacional, levou a que nos último três anos a Ruta Ibérica não se tenha realizado.
 Formulemos os votos para que tão rapidamente quanto possível se voltem a reunir as condições que permitam o regresso em força da Ruta Ibérica.

  Esperemos então que o sol volte a brilhar o que ocorrerá quando a chuva passar e quando finalmente o tempo abrir:

 

 Clube Europeu,
 Juntos A Aprender

Sem comentários:

Enviar um comentário