terça-feira, 3 de julho de 2012

Chipre assume a Presidência da União!

 No segundo semestre de 2012, compete a Chipre assumir pela primeira vez a Presidência da União Europeia.



 Chipre é sem duvida o país mais periférico de toda a União, já praticamente no médio oriente, a meio caminho das costas turcas, sírias e libanesas.


 Para além de quase metade da ilha se encontrar ocupada pela Turquia, no que é sem dúvida uma situação "suis generis", dentro das fronteiras da União, que vê assim uma parte do seu território ocupado por um país terceiro, sem que os demais estados membros se mostrem muito incomodados com o facto.



 Acresce ainda a ironia, de justamente em simultâneo com o assumir da Presidência da União, Chipre solicitar apoio financeiro para o seu sistema bancário, devido à elevada exposição à dívida grega, num processo que continua a alastrar, da denominada crise da divida soberana, e que já atingiu a Grécia, a Irlanda, Portugal, Chipre e a Espanha, encontrando-se já também a ameaçar a Itália.


 Observe-se o mapa da União e a azul a Zona Euro, muitas vezes denominada Eurolândia.
 Veja-se também uma forma meio irónica de representar os estados membros da Eurolândia, em função das notações das agências de rating, dispostas como se de uma tabela periódica de elementos químicos se tratasse.


 Como se já não bastasse, assiste-se ainda ao alastrar da guerra civil na Síria e a sérias ameaças da escalada militar que podem vir a envolver a Turquia.

 Deixamos a bandeira de Chipre e o recordar da referência que a ela fizémos a propósito das árvores nacionais.



bem como o respetivo hino nacional e algumas imagens de um país que é simultaneamente uma ilha muito bonita:


Sem comentários:

Enviar um comentário