Com a anunciada introdução de portagens em praticamente todas as auto-estradas e vias rápidas de Portugal, em que os respetivos utilizadores irão reembolsar diretamente os construtores das mesmas, irá por certo ressurgir o interesse pelas Estradas Nacionais, que presumimos já estarem pagas e como tal, não seja necessário mais nenhuma contribuição para além do Imposto Único de Circulação...
Vejamos então em mais detalhe o conceito de Estrada Nacional :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrada_Nacional
De todas as estradas nacionais portuguesas, existe uma que é mítica, quer por ostentar o título de mais longa estrada portuguesa - vai de Chaves a Faro, quer por atravessar longitudinalmente o país de norte a sul, dividindo o interior do litoral, quer ainda por se constituir como a espinha dorsal de Portugal, atravessando o Portugal genuíno, tantas vezes esquecido, mas nem por isso menos real. Falamos naturalmente da Estrada Nacional 2, ou simplesmente da EN 2.
http://pt.wikipedia.org/wiki/EN2
Este misticismo da EN 2, leva a que muitos ainda hoje a percorram com a paixão que os amantes das viagens sempre nelas colocam, não obstante em muitos troços ter alternativas modernas, noutros ter mesmo desaparecido, subjugada pelos novos IP´s, e noutros ainda constituir simples rua urbana nalgumas localidades de norte a sul.
São sobretudo os automóveis clássicos, com a nostalgia do seus tempos áureos, quem mais a aprecia e quem sempre que possível lhe dedica alguma atenção.
Prestemos então um pouco de atenção à fabulosa descrição da viagem que o Professor João Catarino empreendeu e que nos irá descrever em 4 capítulos :
Chaves / Viseu :
Viseu / Gois :
Gois / Montargil :
Montargil / Faro :
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