segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Prémio Nobel da Paz para a União Europeia!


  São os prémios mais desejados e só ao alcance de uma pequena elite, mais pequena ainda do que a elite olimpica.


 Premeiam os mais inteligentes, os mais sagazes, os mais determinados, os mais persistentes e os mais sábios.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%A9mio_Nobel

  As principais ciências vêem anualmente premiados os seus melhores elementos entre os melhores. Física, Química, Medicina, Literatura e Paz a que posteriormente em homenagem ao próprio Alfred Nobel se juntou a Economia.
  Curiosamente, a primeira de todas as ciências, a Matemática, não foi contemplada por Alfred Nobel. Muito se tem especulado sobre o assunto, algumas vezes até com requintes mundanos e novelisticos:

http://matemativerso.wordpress.com/2008/03/31/porque-e-que-nao-existe-premio-nobel-para-a-matematica/

 E eis que a suprema honra é atribuida à União Europeia, pelo fantástico contributo à paz que soube dar tanto no próprio Continente, como projetanto os valores da paz, da diplomacia e do entendimento em todo o Mundo.


 Efetivamente, num continente historicamente marcado por antigas rivalidades e guerras, foi possível reunir a velhos rivais e inimigos, e fazê-los cooperar, assegurando deste modo uma prosperidade mútua e profícua para todos.


 A União Europeia constituiu-se assim no último meio século como garante da Paz em todo um Continente, tendo passado a ser o referencial de bem estar, de avanços civilizacionais, de paz e de prosperidade, cujo modelo passou a ser aquele a que todos os povos do planeta passaram a aspirar.












Sem comentários:

Enviar um comentário