quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Portas de Rodão... e Portões de Ferro !

  Situam-se quase em extremos opostos da Europa. São ambos monumentos naturais, de cariz geológico envolvendo rios.
  As nossas singulares Portas de Rodão situam-se no rio Ibérico mais extenso - o Rio Tejo, cujos 1035 km de comprimento o situam na 160ª posição mundial entre todos os rios, sendo o décimo quinto de toda a Europa e o sexto da União Europeia.


   São o que resta de uma enorme cascata e de um imenso lago a montante, a que a erosão e os deslocamentos das placas geológicas sob a ação de sismos, foram moldando no Tejo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Monumento_Natural_das_Portas_de_R%C3%B3d%C3%A3o

  Atente-se nas linhas divisórias das bacias hidrográficas da Europa, ou seja, as linhas imaginárias a partir das quais as águas correm para um dos lados dos mares ou oceanos e que naturalmente quase sempre vão coincidindo com um contínuo de picos e cordilheiras montanhosas mais elevadas:


 Repare-se como existem 6 pontos triplos, isto é, vértices em que as águas se dividem em três bacias hidrográficas distintas. Dois desses pontos triplos situam-se bastante próximos, nos Alpes, constituindo-se quase como um único ponto quadruplo, daí chamar-se a essa região o teto da Europa, ao separarem as bacias do Ródano / Ebro (a drenar para o Mediterrâneo), do Reno (a drenar para o Atlântico / Mar do Norte), do Pó (a drenar para o Adriático) e a gigantesca bacia dos 3 DDD - Danúbio / Dinieper / Don (a drenarem para o Mar Negro e Mar de Azov).
 O primeiro desses dois pontos triplos muito próximos tem 3082 m de altura, é o Witenwasserenstock situando-se nos Alpes Suiços:


O segundo, situando-se a leste do primeiro e também na Suiça, nos Alpes Grison, fica próximo do Piz Lughin, uma passagem alpina famosa:


 A partir deste ponto as águas afluem ao rio Pó, que termina em linha reta a 275 km a sul no Mar Adriático, ou afluem ao rio Reno que termina 740 km a norte no Mar do Norte ou então encaminham-se para o rio Danúbio que só irá terminar 1560 km a leste no Mar Negro.


  O rio Danúbio, com os seus 2860 km de extensão é o maior rio da União Europeia e o segundo de toda a Europa, sendo suplantado apenas pelo rio Volga com 3690 km totalmente em território russo, o que todavia apenas lhe confere a 17ª posição mundial.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Volga

  O Danúbio atravessa tão só 10 países, dos quais 7 da União Europeia, e constitui-se em largos troços como fronteira natural entre muitos deles. Alemanha, Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Sérvia, Bulgária, Roménia, Moldávia e Ucrânia são sucessivamente atravessados pelo Danúbio que passa inclusivamente por muitas das suas capitais. 



  São os casos de Viena,


Bratislava,

 Budapeste

 e Belgrado.



http://www.entreculturas.com.br/2011/07/danubio/

 E é justamente na fronteira entre a Sérvia e a Roménia, que numa extensão de aproxidamente 150 Km aproveita a divisão natural constituida pelo rio Danubio, que se situam as formações geológicas conhecidas por Portões de Ferro, com alguma semelhança com as nossas Portas de Rodão, se bem que com muito maior imponência.





  A construção da Barragem dos Portões de Ferro, veio de alguma forma a domesticar um troço do Danúbio que desde sempre se apresentou bem selvagem, bravio e tormentoso.



Mas que como todas as intervenções humanas em espaços naturais, nunca é feito sem custos:






Fiquem a conhecer um pouco em mais detalhe os Portões de Ferro, na fronteira entre a Sérvia e a Roménia:



Terminamos com o esplendoroso Danúbio Azul de Johann Strauss II. Deliciem-se uma vez mais, agora com uma interpretação bem clássica:



Sem comentários:

Enviar um comentário