quarta-feira, 27 de junho de 2012

Frankfurt - o céu é o limite!

  Contrariamemte aos Estados Unidos, ao México e à América do Sul, ou mais recentemente aos países do Médio Oriente e às grandes metrópoles asiáticas, a tradição europeia nunca foi muito a da grande construção em altura. Muito embora tivesse sido na Europa que se destronou os 146 metros de altura com que a grande pirâmide de Quéops reinou enquanto edifício mais alto do mundo, durante uns assombrosos 3900 anos, aquando da conclusão da Catedral de Lincoln em Inglaterra aproximadamente no ano de 1300, e que tal titulo permanecesse no continente europeu durante 630 anos quase consecutivos, apenas interrompido pelos 5 anos em que o Monumento de Washington foi o mais alto edifício do mundo, até à inauguração da Torre Eiffel.


 Com a construção em Nova Iorque em 1930 do edifício Chrysler e no ano seguinte do iconográfico Empire State Building, a Europa perdeu em definitivo a posse do edifício mais alto do mundo, e  em virtude das guerras que a assolaram, não acompanhou de todo a febre da construção em altura que os novos avanços tecnológicos vieram a permitir, motivados sobretudo pelo domínio da fabricação e da construção em aço, e a que sobretudo os Estados Unidos se lançaram de uma forma quase desenfreada.
  É assim somente no pós-guerra, que na Europa e sempre de uma forma moderada, começam a surgir os grandes edifícios em altura, sobretudo nos países da Europa de leste - com Moscovo à cabeça. Será preciso esperar pelos anos 70, para assistir a que fenómeno idêntico surja também nas grandes capitais europeias de Paris, Londres e Madrid.
  É já nos anos 90, com a posição cimeira em termos europeus da praça financeira de Frankfurt, que esta adquire todo um conjunto de edifícios de grande porte em altura, quase todos ligados ao sistema bancário e financeiro. Chega a deter mesmo durante 8 anos o edifício mais alto de toda a Europa entre os anos de 1997 e de 2005.
  Ainda hoje é considerada como sendo o maior e melhor skyline da Europa.

 

 E em vésperas de Jogos Olímpicos, Londres inaugura o edifício mais alto da Europa. Com 310 metros de altura o The Shard of London Bridge destronará por algum tempo Moscovo, no top das alturas europeias.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário